Contato: (81) 98384-4826 | (81) 98384-4825 | E-mail: presidencia@caruaruprev.pe.gov.br

Meta Atuarial – 2022

Início 5 Transparência 5 Meta Atuarial 5 Meta Atuarial – 2022

META ATUARIAL SUPERADA – O CARUARUPREV encerrou o exercício de 2022 superando a meta atuarial, disposta na política de investimentos para o respectivo exercício. A meta atuarial consiste na rentabilidade mínima necessária das aplicações financeiras para garantir o pagamento das aposentadorias e pensões.
A carteira de investimentos do RPPS finalizou o exercício com rentabilidade acumulada de 11,40%, quando tinha como meta atuarial para o exercício de 2022, 10,82%.
Um grande feito perante a um exercício repleto de desafios e com cenário econômico oscilante com fatores preponderantes como as eleições presidenciais no Brasil, guerra na Ucrânia, situações que pesaram bastante nas perspectivas financeiras. Tal feito atendeu a regulamentação da Portaria MTP nº 1.467, de 02 junho de 2022 que disciplina os parâmetros e as diretrizes gerais para organização e funcionamento dos RPPS’s da União, dos Estados, do DF e dos Municípios. Especificamente no Art. 87, parágrafo único da portaria supracitada, que diz:
“Art.87, Parágrafo único. A aplicação dos recursos deverá, com o objetivo de alcançar a meta atuarial, atender aos princípios da segurança, rentabilidade, solvência, liquidez, motivação, adequação à natureza de suas obrigações e transparência, previstos em resolução do CMN, e observar também os parâmetros gerais relativos à gestão de investimentos.

_

Eduarda Santana

Assessora Especial